#05: 20234
2023 acabou com exposição, viagem e aprendizados, essa cartinha tem o intuito de atualizar vocês do que tem rolado + algumas coisinhas para 2024 + cinema + fofoca.
depois de três meses deixando as flores dormirem, aqui tô eu de novo, dessa vez com a quinta edição da minha querida newsletter (eu comecei a escrever essa postagem ainda em dezembro de 2023. de repente, cá estamos, prestes a terminar fevereiro de 2024…).
pra compensar, aqui vai uma grande atualização da minha vidinha, contendo coisas do fim de 2023, a transição e algumas coisas interessantes para 2024.
começarei com dois agradecimentos!!
a você, que tá por aqui e segue acompanhando meu trabalho (eu não divulguei tão publicamente ainda essa newsletter então faz sentido sermos poucos, sou grato a quem lê por aqui)
a quem compareceu a minha exposição que rolou em novembro na Ilé Àṣẹ Ayédùn, “deixa a luz entrar”, foi uma tarde bonita e certamente deu pra aprender muita coisa sobre futuras exposições. abaixo seguem alguns registros, falei um pouco sobre esse dia também no instagram.

vale mencionar que coloquei a venda algumas das obras e adesivos do “deixa a luz entrar” na hiroloja no meu perfil do instagram (criei um destaques lá, o que ainda tá lá é o que tem disponível). Os disponíveis estão no destaque dos meus stories :D
O Pará é lindo.
bom, em dezembro, um acontecimento legal na minha vida pessoal foi uma viagem que fiz ao lado da Clara, em que saímos de Manaus e fomos até Santarém, de lancha rápida. Foi a minha primeira viagem mais longa pelo rio, que é um canal extremamente comum para quem mora no estado do Amazonas. De lá, passamos pela Vila de Alter do Chão (um sonho) e pelo município de Belterra (bom, na verdade foi só na praia de Pindobal, mas tecnicamente, visitamos o município). O Pará é lindo.
Isso sem antes falar de Belém (linda e agradável cidade, nos lugares em que estive). Chegamos lá de avião (uma viagem de um pouco mais de uma hora de duração) visando prestigiar o Psica, festival lindo que rola lá com diversos nomes regionais e nacionais (realizei um sonho que foi ver o Jorge Ben Jor ao vivo…). Alguma edição futura dessa newsletter vai falar sobre essa viagem com o cuidado e o carinho que ela merece. Foi maravilhoso, feliz demais de estar, ver (e rever) gente tão querida pra mim.
Apesar do caráter férias e viagem pessoal com quem eu amo, o registro não poderia ficar parado (na verdade, a documentação da vida pessoal é o que me move em primeira instância).
Nessa viagem, utilizei os seguintes meios: filme de 8mm para vídeo, película fotográfica de 35mm e de médio formato, filme instantâneo (Instax Wide e Instax Mini), além de vídeos e fotos digitais. Ainda preciso organizar esse acervo todo.
Por hora, postei algumas fotos que se mexem (também conhecidos como vídeos, mas tentei compor como se fossem fotografias) dessa viagem no meu instagram. Pasme, foi meu post de mais sucesso (em curtidas, talvez em comentários, e em engajamento) em todos os tempos nessa rede social que nasceu voltada para fotografia há mais de uma década já. Mas faz parte, meio que é assim que o jogo opera.
altos e baixos
minha vida pessoal também teve seus momentos pesados e dificultoso entre novembro e dezembro, período em que minha irmã precisou ficar internada durante 30 dias (grande parte deles na UTI) e nossa família se viu em momentos de tristeza e desespero.
gigante como ela é, a dudinha conseguiu sair dessa situação, mais uma vez, e pôde passar o aniversário de nosso pai (21 de dezembro) e o natal em casa <3
feliz com esse desfecho, mas quem estava próximo sabe o quão desesperador foi tudo (agradeço também a quem esteve ali por mim nessas horas).
listinhas
por fim, gostaria de comentar que eu geralmente não costumo fazer aquelas listas de retrospectiva ao fim do ano, tampouco costumo traçar metas para o ano seguinte, mas esse ano rolou e fiquei feliz porque se mostrou um exercício bem saudável, me senti muito feliz e satisfeito com os acontecimentos de 2023.
cinema
e nossa! os oscars são hoje né…. eu vi bastante filmes em 2023 (um total de 71, alto pros meus padrões), queria listar abaixo os que mais gostei de ter visto e falar as minhas torcidas (foco na torcida e não em previsão) para essa premiação.
Melhor filme: torço para “Anatomia de uma Queda” e “Assassinos da Lua das Flores”. Amei “Barbie” e “Vidas Passadas”. Gostei do visualmente lindo “Pobres Criaturas”, mas com ressalvas, acho que vai levar em outras categorias. não vi Oppenheimer (mas deus o livre um oscar pro Nolan)
Melhor atriz: Lily Gladstone.
Melhor diretor: Scorsese. Ou Lanthimos.
Melhor filme internacional: Dias Perfeitos 🇯🇵 (favorito a tudo no meu coração)
Melhor fotografia: Robbie Ryan (Pobres Criaturas)
Melhor animação: O menino e a garça. Nada diferente disso vai me deixar feliz.
Melhor design de produção: Pobres Criaturas ou Barbie.
e não, eu não vi todos em nenhuma categoria se duvidar. E “Beau is Afraid” eternamente esnobado… (talvez só eu tenha gostado muito desse filme - red flag?)
obrigado por estar aqui ainda, 2024 vai ser ENORME. juro. tem coisa muito grande vindo. não posso falar muito ainda, mas posso exibir um print, quem sabe…
flores que dormem #05
eu tirei lindas fotos de flores no pará. mas, essa semana recebemos a notícia da passagem de Akira Toriyama, autor de muitas obras, incluindo Dragon Ball, que se duvidar, foi a primeira coisa que o mariozinho começou a gostar mesmo (crianças viciadas em consumir violência televisionada). Descanse em paz, sensei.